Skip to main content

Bolsa Família Cadastro – Como Fazer e Quais Documentos Levar!

O Bolsa Família é um programa do Governo que foi instalada com os objetivos de ajudar as famílias carentes com uma redistribuição de renda, por meio de alguns pré-requisitos que devem ser atendidos para fazer o cadastro Bolsa Família. Se a sua família se encaixar nessas regras vocês receberão.

Essas regras variam de acordo com cada benefício do programa, pois cada um é destinado a uma família diferente. Para você se cadastrar é necessário saber em qual benefício sua família se enquadra e todas as informações para manter o auxílio.


Bolsa Família Cadastro

Isso porque ele pode ser bloqueado se algumas regras não forem seguidas. É importante que todas as pessoas saibam que o Bolsa Família não é um salário, nem uma aposentadoria ou muito menos um extra para as pessoas gastarem atoa, mas sim uma forma de ajudá-las a sair da pobreza.

Infelizmente no Brasil milhares de famílias vivem em uma condição extrema de pobreza, ou quase nela. O Governo implantou esse programa para ajudá-las a viverem melhor. O programa já ajudou e ajuda ainda milhares de pessoas nesse país.

Esse benefício é por muitos criticados, porém ele tem sua razão de existir e cumpre muito bem todos os seus objetivos. Quando uma família não se encaixe mais no Programa, então ela deixa de receber os pagamentos, por isso também é importante que ninguém veja o programa como um salário.

Até porque as famílias que o recebem muitas vezes nem salários têm, ou vivem com um salário mínimo para sobreviver e manter seus filhos. Na maioria das vezes eles são criados sem qualidade de vida e expostas aos riscos de doenças e também ao trabalho infantil.

Muitos têm dúvidas sobre o cadastro Bolsa Família e é por isso que você deve continuar lendo esse artigo para que suas dúvidas sejam esclarecidas.

Como é feito o cadastro Bolsa Família?

            O cadastro no Bolsa Família é realizado por meio do órgão responsável de sua cidade, que na maioria das vezes é o Cras ou a Secretaria de Educação. Se você não tem conhecimento sobre esse órgão então vá a prefeitura, que eles vão te encaminhar para o local apropriado.

Você deve ter em mãos a documentação de todos os membros de sua família que moram com você e que provem que você vive em um nível de pobreza. É importante não tentar diminuir os valores, pois todos são verificados pelos profissionais responsáveis.

Documentos Necessários

Bolsa Família Cadastro

  • Os documentos necessários são os do responsável, CPF e RG ou o título de eleitor, e dos outros membros da casa RG, CPF ou a Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento ou a Carteira de Trabalho. Sem esses documentos não é possível fazer o cadastro.

Quando você vai fazer o cadastro Bolsa Família tenha em mente algumas coisas, como por exemplo, depois que é feito o cadastro tudo será verificado e analisado se sua família está apta ou não para receber o auxílio. Isso é necessário devido a muitas pessoas tentarem burlar as regras.

Então se você faz o cadastro, não necessariamente você vai receber o pagamento mensal. O critério principal que é aplicado é a renda por pessoa de cada família cadastrada. Se sua família foi analisada e se encaixou em todas as regras sua família então vai começar a receber.

É de extrema importância que os telefones de todos os membros da família (que tiverem) estejam sempre atualizados, de forma que quando os responsáveis ligarem sejam sempre atendidos. É importante também caso haja alguma mudança em seu cadastro ou alguma novidade no Programa.

No ano de 2013 surgiram especulações sobre o Programa Bolsa Família, mas não eram verdadeiras pois o pagamento aos beneficiários é feito a partir do Calendário, e o dia é escolhido a partir do último dígito de seu cartão de recebimento.

Como recebo os pagamentos do Bolsa Família

Os pagamentos do Programa Bolsa Família é realizado pela Caixa Econômica Federal e segue o calendário. O calendário 2017 será disponibilizado em dezembro deste ano, então fiquem atentos às mudanças que vão ocorrer.

É bom ressaltar que quando você for sacar o dinheiro do benefício faça você mesmo e não deixe ninguém saber da sua senha. Isso vai impedir que alguém roube seu benefício por meio de seu cartão, então vá você mesmo.

Como consultar e sacar Bolsa Família

Você pode sacar ou consultar seu saldo pelos terminais da Caixa, no atendimento interno ou até mesmo em casas lotéricas. Inclusive são quatro as formas de recebimento, pelo Cartão Cidadão, pelo Cartão Bolsa Família, pelo seu cartão da conta corrente mesmo e pela internet.

Esses quatro meios são muito fáceis e muito tranquilos de usar. Guarde com cuidado seu cartão, pois se você perder demoram alguns dias para chegar outro até você, comprometendo seu saque do benefício.

Portanto o cadastro Bolsa Família é muito simples de ser feito e se a sua família se encaixar em todas as regras, vocês vão começar a receber o auxílio e pode viver com uma qualidade de vida um pouco melhor.

7 comentários em “Bolsa Família Cadastro – Como Fazer e Quais Documentos Levar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.